Um grito colorido ecoa do extremo leste da capital paulista. Até o dia 30 de abril, a Feira Cultural Promovendo a Diversidade: Um Enfoque Interseccional nas Causas LGBTQIA+ transforma a Casa de Cultura Municipal Hip Hop Leste em um verdadeiro quilombo urbano de arte, resistência e orgulho.
Comandado por Jal Moreno, o projeto reúne mais de 220 artistas LGBTQIA+ em apresentações diárias, além de oferecer oficinas, debates e intervenções artísticas voltadas à construção de um espaço seguro, plural e acessível. A iniciativa é da ONG Identidade Periférica, com entrada gratuita e apoio de emenda parlamentar.
" Queremos promover um espaço de troca e resistência, onde a diversidade seja não só representada, mas celebrada ", afirma Jal, idealizador e curador da feira. Com uma programação intensa e vibrante, o evento oferece muito mais que entretenimento: promove representatividade, empoderamento e o reconhecimento de identidades historicamente marginalizadas.
A programação traz nomes de peso da cena LGBTQIA+ e periférica nacional. Passam pelo palco da Feira artistas como Valesca Popozuda, Tasha e Tracie, além das potentes batalhas e desfiles da House of Cabal e do coletivo Vogue Femme .
Além das atrações, a feira trabalha a interseccionalidade como eixo central, abordando as múltiplas camadas de opressão que atravessam corpos dissidentes — seja por gênero, raça, classe ou território.
A presença de estrutura acessível, tradução em Libras e curadoria inclusiva mostra que o projeto também se compromete com a construção de uma cultura verdadeiramente democrática. A iniciativa reforça a importância de políticas públicas voltadas para a comunidade LGBTQIA+ e para a periferia, mostrando que arte e inclusão andam lado a lado.
Serviço
Evento : Feira Cultural Promovendo a Diversidade: Um Enfoque Interseccional nas Causas LGBTQIA+
Data : De 1º a 30 de abril de 2024
Apresentações: Seis artistas LGBTQIA+ por dia
Local : Casa de Cultura Municipal Hip Hop Leste – São Paulo/SP
Entrada : Gratuita